Programa de Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo promover a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do seu curso.

A Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

  1. Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnostico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias.
  2. Induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica.
  3. Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores;
  4. Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

DURAÇÃO DO PROGRAMA: 18 meses, com carga horária total de 440 horas de atividades distribuídas da seguinte forma: 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão, 2 sendo 100 de regência, que inclui o planejamento e execução de pelo menos uma intervenção pedagógica; e 60 horas destinadas à elaboração de relatório final, avaliação e socialização de atividades.

COMO FUNCIONA?

A UEMA interessou-se em participar do Programa de Residência Pedagógica e apresentou a CAPES seu Projeto Institucional, conforme o Edital Nº 06/2018.

O Projeto Institucional do programa de Residência Pedagógica da UEMA foi Aprovado pela CAPES com 10 núcleos de iniciação à docência: GEOGRAFIA, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, PEDAGOGIA, QUÍMICA E SOCIOLOGIA, e envolve  um equipe gestora de 4 pessoas. A UEMA, selecionada pela CAPES, recebeu 270 cotas de bolsas, que por sua vez, envolve o trabalho conjunto, sendo bolsas para  10 professores orientadores, 30 bolsas para preceptores/professores da rede pública e 300 bolsas para residentes, alunos dos cursos de licenciatura desta IES.

Os bolsistas foram selecionados pelos Editais PROG/UEMA Nº 20 e 26/2018, respectivamente para discentes bolsistas e professores preceptores da Residência pedagógica, em escolas públicas. As escolas foram escolhidas pelas redes públicas de ensino.

MODALIDADES DE BOLSA

No Programa de Residência Pedagógica foram concedidas as seguintes modalidades de bolsa:

  1. Residente: Para discentes com matrícula ativa em curso de licenciatura que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período;
  2. Coordenador Institucional: Para docente da IES responsável pelo Projeto Institucional de Residência Pedagógica;
  3. Docente Orientador: Para o docente orientador do estágio dos residentes estabelecendo a relação entre teoria e prática;
  4. Preceptor: Para o professor da escola de educação básica que acompanha os residentes na escola-campo.