V ENID – 2019

O V Encontro de Iniciação à Docência (ENID) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi organizado pelas coordenações dos Programas de Residência Pedagógica (RP) e PIBID, vinculados à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e foi realizado nos dias 09 a 10 de outubro de 2019, nos prédios dos cursos de Pedagogia e Geografia, Campus Paulo VI, na cidade de São Luís.

 

Bolsistas residentes, supervisores, preceptores, docentes orientadores e coordenadores de áreas específicas do saber socializaram as suas experiências vivenciadas no decorrer de suas atividades nos programas RP e PIBID realizadas nas escolas parceiras da Educação Básica, da rede pública de ensino, em várias cidades do Estado do Maranhão.
Neste sentido, pretendeu-se, neste evento, integrar estudantes dos cursos de licenciaturas da UEMA e demais protagonistas dos programas já citados, despertando o interesse e incentivando estudos e pesquisas nas diversas temáticas que envolvem a área da Educação, com ênfase na Formação Docente.

Em função disto, elaborou-se uma programação que possibilitou a socialização, reflexão, discussão e construção de novos saberes no que se refere à formação e inserção do licenciando no cotidiano escolar.

O tema proposto para o evento foi A Iniciação à Docência: parceria entre universidade e escola refletida na formação de professores da UEMA. Foram planejadas atividades como rodas de conversa, mesas redondas, mostra de materiais didáticos, apresentações artístico-culturais, apresentações de trabalhos científicos, palestras e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes, preceptores e docentes dos dois programas, considerando os temas relacionados aos seis eixos temáticos definidos pela equipe organizadora, a saber:
I. Processos de ensino e aprendizagem – com ênfase na inovação tecnológica, metodológica, práticas docentes e práticas aplicadas na alfabetização e no letramento científico.
II. Políticas públicas e identidade docente – com ênfase em referencias políticos e epistemológicos da profissão.
III. Políticas educacionais, avaliação e currículo – com ênfase nas novas demandas curriculares para identidade docente e o processo de avaliação no cotidiano das escolas de educação básica.
IV. Educação, diversidade e inclusão social – com ênfase na relação entre fundamentos teóricos e metodológicos.
V. Cidadania, direitos humanos e interculturalidade – com ênfase na educação em direitos humanos, na superação da violência nos espaços escolares em suas diferentes formas de manifestação.
VI. Formação inicial e continuada de professores – com ênfase na análise de experiências e programas e na coformação.

Foi um espaço a mais em que foram discutidos os desafios para a prática, ajudando o licenciando no exercício permanente de rever e ressignificar ações educacionais, propiciando as condições para um pensar diferente, com proposição de mudanças.