VI ENID – 2021

O VI Encontro de Iniciação à Docência (ENID) foi organizado pelas coordenações dos Programas de Residência Pedagógica (RP) e PIBID, vinculados à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e foi realizado nos dias 6 a 10 de dezembro de 2021. O evento traz nesta edição o tema “INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM NOVOS TEMPOS:  formação e valorização profissional no diálogo entre lugares e realidades”. O ENID divulga as ações e as produções acadêmicas dos subprojetos das áreas envolvidas no Residência Pedagógica, de modo a promover a popularização dos resultados de bolsistas de cursos de Licenciatura envolvidos.

Devido a Pandemia da COVID – 19, o VI ENID  seguiu os protocolos sanitários, sendo realizado no ano de 2021 de forma online. Abaixo, disponibilizamos todos os trabalhos apresentados no formato de slide narrado nesta edição.

Física/CESC

Item Titulo do Trabalho Autores Orientadores
1 INSERÇÃO DE LICENCIANDOS NA ROTINA ESCOLAR POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Gisele Ribeiro dos Santos; Mateus Matos da Silva Mota; Wanderson Freitas da Silva Galvão; Wanderson Rodrigues Ataide. Gutemberg Mentor de Araújo e Silva (Preceptor); João Alberto Santos Porto (Orientador).
2 RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO FÍSICA NO CE THALES RIBEIRO E CE GONÇALVES DIAS Denise de Carvalho Santos; Roberlândia da Silva Barros; Carlos Junielson Nascimento Palhares; Histefane Andrade de Sousa. Paulo César Silva Furtado (Preceptor); João Alberto Santos Porto (Orientador).
3 RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FASE DE OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA REALIZADA NA ESCOLA CAMPO C.E. THALES RIBEIRO GONÇALVES EM CAXIAS-MA Kamila Elen Silva Mendes; Denise de Carvalho Santos; Italo Alefi Lima dos Santos; Andressa Kelly Andrade dos Santos. Paulo César Silva Furtado (Preceptor); João Alberto Santos Porto (Orientador).
4 PROGAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CE GONÇALVES DIAS  Joerdeson Costa de Oliveira; Deuziele Nascimento Rodrigues; Andyara Lohanny Pereira Coelho; Matheus Soares Santos da Silva. Gutemberg Mentor de Araújo (Preceptor); João Alberto Santos Porto (Orientador).
5 RELATÓRIO DE ATIVIDADES REFERENTES AO SEGUNDO CICLO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Raimundo dos Santos Furtado; Rayla Lima de Souza; Julia Maria dos Santos Delgado Pereira Silva;  Antonio Carlos Santana. Valério Noleto de Morais (Preceptor); João Alberto Santos Porto (Orientador).
6 A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE TERMODINÂMICA COMO ATIVIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: Relato de experiências do programa residência pedagógica Rebeca Geovana Diniz Morais; Railane dos Santos de Sousa; Laine Elen Oliveira Morais; Rose Lorrane Borges Lima. Paulo César Silva Furtado (Preceptor); João Alberto Santos Porto (Orientador).

 

 

História/CESC

Item Titulo do Trabalho Autores Orientadores
7 AS EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS NO ENSINO DE HISTÓRIA REMOTO NA U.I.M ANTÔNIO EDSON RODRIGUES, EM CAXIAS-MA. Ana Carolina da Conceição Silva; Maykon Albuquerque Lacerda. Maria Raimunda Belchior dos Santos (Preceptora); Reinaldo dos Santos Barroso Júnior (Orientador).
8 APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UM TRAJETO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO EDUCATIVO DA REDE BÁSICA DE ENSINO NA CIDADE DE CAXIAS – MA Ana Caroline da Silva Magalhães; Jesus Hellen Leal Conceição; Tamara Fernanda Mendes da Silva. Maria Raimunda Belchior dos Santos (Preceptora); Reinaldo dos Santos Barroso Júnior (Orientador).
9 A REGÊNCIA COMPARTILHADA NO ENSINO REMOTO DE HISTÓRIA: PRÁTICAS, DILEMAS E POSSIBILIDADES NO PRP Ellyson Eduardo dos Santos Roque; Mikaely da Costa Moura. Maria Raimunda Belchior dos Santos (Preceptora); Reinaldo dos Santos Barroso Júnior (Orientador).
10 NARRATIVAS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM AMBIENTE VIRTUAL E OS DESAFIOS, E APRENDIZAGENS PARA ALÉM DESSE ESPAÇO Amanda Cristina Almeida Ramos Correia; Maria Vanuzia Pereira da Silva. Maria Raimunda Belchior dos Santos (Preceptora); Reinaldo dos Santos Barroso Júnior (Orientador).
11 RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA CENTRO DE ENSINO THALES RIBEIRO GONÇALVES E SUAS PERCEPÇÕES NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Lailson Araújo da Silva. Antônio José dos Santos (Preceptor); Reinaldo dos Santos Barroso (Orientador).
12 A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO PANDÊMICO: Os desafios observados a partir do Residência Pedagógica. Andressa Fernanda Teixeira da Silva; Daniele dos Santos Mota. Antônio José dos Santos (Preceptor); Reinaldo dos Santos Barroso (Orientador).
13 A EXPERIÊNCIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS PANDÊMICOS: Considerações sobre o ensino remoto Ruan David Santos Almeida. Cícero Veloso de Araújo (Preceptor); Eloy Barbosa de Abreu (Orientador).
14 MEMÓRIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Elinete Carvalho Linhares. Antonio José dos Santos (Preceptor); Eloy Barbosa de Abreu (Orientador); Reinaldo dos Santos Barroso Junior (Orientador).
15 OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA TRANSIÇÃO DO ENSINO DO REMOTO AO HÍBRIDO: VIVENCIANDO A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Edinaldo da Silva Lima Júnior; Everlly Silva Bezerra de Lima; Delfina Rafaela Vieira Brito. Antonio José dos Santos (Preceptor); Eloy Barbosa de Abreu (Orientador); Reinaldo dos Santos Barroso Junior (Orientador).
16 VIVÊNCIAS NA SALA DE AULA POR MEIO DE PLATAFORMAS DIGITAIS ENQUANTO FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Lucas Silva do Nascimento; Patrícia Araújo de Oliveira. Antônio José dos Santos (Preceptor); Cícero Veloso de Araújo (Preceptor); Eloy Barbosa Abreu (Orientador); Reinaldo Barroso dos Santos Junior (Orientador).
17 DESAFIOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS PANDÊMICOS: PERSPECTIVAS E ANÁLISES A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE CAXIAS-MA. Kecianny Araujo Santos; Matheus Wilson Silva dos Santos; Taylon Jefferson da Silva Machado. Eloy Barbosa de Abreu (Orientador).

 

 

Pedagogia/CESC

Item Titulo do Trabalho Autores Orientadores
18 FORMAÇÃO INICIAL E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Constituindo o ser professor Maria Francisca Pereira da Silva Castro; Joselia Borges Medeiros; Geovana Cristina Sousa Lima; Maria Beatriz Brito Noronha. Maria Helena do Nascimento Pádua Sousa (Preceptora); Elizangela Fernandes Martins (Orientadora).
19 SABERES DOCENTES: Relatos de experiências propiciadas pelo Programa Residência Pedagógica no ensino remoto Joselma de Sousa Santos; Andressa Veneranda da Silva; Francisca Emilli Silva Freire. Elvani Coutinho Beleza da Silva (Preceptora); Elizangela Fernandes Martins (Orientadora).
20 OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: Relatando a experiência do Residência Pedagógica de 1° ao 5° ano. Ana Paula Silva Costa; Camila da Silva Costa; Francisca Delma da Silva Costa; Sandra Bandeira Galvão. Elvani Coutinho Beleza da Silva (Preceptora); Elizangela Fernandes Martins (Orientadora).
21 A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA REVELANDO OS SABERES DOCENTE: Os desafios da formação inicial no período pandêmico. Gilmara Sousa Mendes; Aldeane Borba Conceição Alves; Maria Alice dos Santos; Nayra dos Santos Melo. Profa. Conceilde de Sousa (Preceptora); Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins (Orientadora);
22 A FORMAÇÃO INICIAL DURANTE A PANDEMIA: Contribuições da Residência Pedagógica Francisco Valdenilson da Silva Vieira; Marcia Dutra da Silva; Ramonielly Silva Rios. Profa. Conceilde de Sousa (Preceptora); Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins (Orientadora);
23 A PRODUÇÃO DA DOCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Tancredo Silva Ferreira; Raynara Rejane Silva Rocha Cavalante; Emanuely Milena Alves Nunes Pinheiro; João Batista Viveiros Cardoso. Conceilde de Sousa (Preceptora); Elizangela Fernandes Martins (Orientadora).
24 PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Relato de experiência em três escolas da rede municipal de Caxias-Ma. Conceilde de Sousa; Elvani Coutinho; Maria Helena do Nascimento Pádua Souza. Elizangela Fernandes Martins (Orientadora).
25 OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: CONSTITUINDO O SER PROFESSOR POR MEIO DAS ATIVIDADES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Alessandra Ramos da Conceição; Eronilde do Espirito Santos Ferreira; Lorenna Karine Martins Santos. Profa. Conceilde de Sousa (Preceptora); Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins (Orientadora);
26 MOMENTOS E LEMBRANÇAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAS Brenda Suyane Mota Ribeiro; Marcos Ruan de Almada Silva. Antônio José dos Santos (Preceptor); Cícero Veloso de Araújo (Preceptor); Eloy Barbosa de Abreu (Orientador).

 

 

Letras/CESB

Item Titulo do Trabalho Autores Orientadores
27 A ARTE LITERÁRIA COMO PRÁTICA DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Matheus de Jesus Fernandes  Janny Quixaba Gomes Silva (Preceptora); Maria de Fátima Santos Ferreira (Orientadora).
28 DOCÊNCIA COMPARTILHADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: Uma perspectiva do Residência Pedagógica. Alice Vidal da Silva; Camila da Silva Lima Idelfonso; Elaine Vasconcelos Silva; Ionara Linhares Cavalcante; Luana Maria de Sousa (Preceptora); Maria de Fátima Santos Ferreira (Orientadora).
29 OS REFLEXOS DA SAÚDE EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA Louhana da Silva Lima Idelfonso; Maria Milca Frazão. Regina Cláudia Brandão (Preceptora); Maria de Fátima Santos Ferreira (Orientadora).
30 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Desafios e contribuições em tempos de pandemia nas aulas de língua portuguesa. Erika Vanessa Melo Barroso; João Batista Marter Pinheiro; Thays Rayane Alves Costa; Vanderly Silva Braga.  Luana Maria de Sousa (Preceptora); Maria de Fátima Santos Ferreira (Orientadora).
31 A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS DURANTE AS AULAS REMOTAS NA UNIDADE DE ENSINO FUNDAMENTAL PREFEITO JOSÉ VIEIRA LINS Ana Karoliny Silva Gama; Danielle Beserra Santos; Dayse Chaves Pereira. Regina Cláudia Silva Brandã (Preceptora); Maria de Fátima Santos Ferreira (Orientadora).
32 RELATO DE EXPERIÊNCIA: MOMENTO MOTIVACIONAL NA SALA DE AULA UTILIZADO COMO RECURSO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA SOB UMA PERSPECTIVA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Mayara Viana de Oliveira; Gisele Porto Santos; Guilherme Lima Sousa Marcelino; Mariana dos Santos Silva. Janny Gomes Quixaba Silva (Preceptora); Maria de Fátima Santos Ferreira (Orientadora).
33 DIFICULDADES DO ENSINO DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: Um relado de experiência das residentes da escola U.E.F Frei Solano em Bacabal-Ma. Mírian Carina Gomes de Sousa; Giullianna Bonelle Soares Silva. Janny Gomes Quixaba Silva (Preceptora); Maria de Fátima Santos Ferreira (Orientadora).

 

Matemática/CESBA

Item Titulo do Trabalho Autores Orientadores
34 RELATO DE EXPERIÊNCIAS: Uma reflexão fundada nas vivências formativas no Programa Residência Pedagógica. Aline dos Santos Silva; Pâmela Lorrane Nunes; Patrícia Hellen Vargas de Castro; Vera Lúcia Lopes dos Santos.  Ledson Rodrigues de Oliveira (Preceptor); Lusitonia da Silva Leite (Orientadora).
35 RELATO DE EXPERIÊNCIA: Dificuldades de funcionamento da escolaem relação ao ensino e aprendizagem durante a pandemia de Covid-19 Leandro de Oliveira Abreu; Roniel de Sousa Almeida; Theylon da Silva Costa.  Ledson Rodrigues de Oliveira (Preceptor); Lusitonia da Silva Leite (Orientadora).
36 CONTRIBUIÇÕES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA Amanda Campelo da Silva; Cláudia Bezerra dos Santos; Laís Conceição Mota e Rubens Brito de Sousa. Daniela Maranhão Medeiros (Preceptora); Lusitonia da Silva Leite (Orientadora).

 

 

Química/CECEN

Item Titulo do Trabalho Autores Orientadores
37 EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA COM USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUIMICA: Sequência didática, termoquímica e protagonismo. Alany Jéssica Belfort Siqueira; Byanca de Lima Campos; Eliana da Silva de Araújo. José Cristovão Ribeiro Alves (Preceptor); Prof. Msc. Alan Jhones da Silva Santos (Orientador); Prof. Msc. Maria José Fernandes Porto (Orientadora).
38 RELATO DE EXPERIÊNCIA: Experimentação investigativa com materiais alternativos. Tatiane de Freitas Gomes; Paloma Sampaio da Costa; Jeanderson Ferreira Silva. José Cristovão Ribeiro Alves (Preceptor); Prof. Msc. Alan Jhones da Silva Santos (Orientador); Prof. Msc. Maria José Fernandes Porto (Orientadora).
39 JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA – Relato de experiência do residente. Julya Franco Lima; Estela Mesquita Marques. Profa Cintia Regina Gouveia Lira (Preceptora); Profa Dra Maria José Fernandes Porto (Orientadora); Prof. Me. Alan Jhones da Silva Santos (Orientador).
40 ENSINO DE QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: O uso de recursos digitais para a aprendizagem significativa dos alunos e melhoria da atividade docente Beatriz Araujo Galvão; Cleison Nunes Marcineiro; Mirlene Pereira Vitorino; Pedro Lucas Mota Pinheiro; Edwilson Rocha Andrade (Preceptor); Alan Jhonnes da Silva Santos (Orientador); Maria José Fernandes Porto (Orientadora).
41 A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA  Fernanda Ribeiro Amaral (Residente); Luana Alves Aprigio (Residente).  Cintia Regina Goveia Costa Lira (Preceptora); Alan Jhonnes da Silva Santos (Orientador); Maria José Fernandes Porto (Orientadora).
42 O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: Experiência do Residência Pedagógica com o bingo periódico. Laís Thalyta Nunes Barbosa; Vitória da Silva Pereira.  Cintia Regina Goveia Costa Lira (Preceptora); Alan Jhonnes da Silva Santos (Orientador); Maria José Fernandes Porto (Orientadora).
43 ABORDAGEM CONCIENTIZADORA SOBRE AUTOMEDICAÇÃO PARA ALUNOS DA ESCOLA MENINO JESUS DE PRAGA EM SÃO LUÍS – MA Camila Bianca Alvares da Costa; Lucas Gabriel Póvoas Silva; Raiene Lisboa Rocha.  Cintia Regina Goveia Costa Lira (Preceptora); Alan Jhonnes da Silva Santos (Orientador); Maria José Fernandes Porto (Orientadora).