VI ENID – 2021
O VI Encontro de Iniciação à Docência (ENID) foi organizado pelas coordenações dos Programas de Residência Pedagógica (RP) e PIBID, vinculados à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e foi realizado nos dias 6 a 10 de dezembro de 2021. O evento traz nesta edição o tema “INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM NOVOS TEMPOS: formação e valorização profissional no diálogo entre lugares e realidades”. O ENID divulga as ações e as produções acadêmicas dos subprojetos das áreas envolvidas no Residência Pedagógica, de modo a promover a popularização dos resultados de bolsistas de cursos de Licenciatura envolvidos.
Devido a Pandemia da COVID – 19, o VI ENID seguiu os protocolos sanitários, sendo realizado no ano de 2021 de forma online. Abaixo, disponibilizamos todos os trabalhos apresentados no formato de slide narrado nesta edição.
Física/CESC
Item | Titulo do Trabalho | Autores | Orientadores |
1 | INSERÇÃO DE LICENCIANDOS NA ROTINA ESCOLAR POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | Gisele Ribeiro dos Santos; Mateus Matos da Silva Mota; Wanderson Freitas da Silva Galvão; Wanderson Rodrigues Ataide. | Gutemberg Mentor de Araújo e Silva (Preceptor); João Alberto Santos Porto (Orientador). |
2 | RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO FÍSICA NO CE THALES RIBEIRO E CE GONÇALVES DIAS | Denise de Carvalho Santos; Roberlândia da Silva Barros; Carlos Junielson Nascimento Palhares; Histefane Andrade de Sousa. | Paulo César Silva Furtado (Preceptor); João Alberto Santos Porto (Orientador). |
3 | RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FASE DE OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA REALIZADA NA ESCOLA CAMPO C.E. THALES RIBEIRO GONÇALVES EM CAXIAS-MA | Kamila Elen Silva Mendes; Denise de Carvalho Santos; Italo Alefi Lima dos Santos; Andressa Kelly Andrade dos Santos. | Paulo César Silva Furtado (Preceptor); João Alberto Santos Porto (Orientador). |
4 | PROGAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CE GONÇALVES DIAS | Joerdeson Costa de Oliveira; Deuziele Nascimento Rodrigues; Andyara Lohanny Pereira Coelho; Matheus Soares Santos da Silva. | Gutemberg Mentor de Araújo (Preceptor); João Alberto Santos Porto (Orientador). |
5 | RELATÓRIO DE ATIVIDADES REFERENTES AO SEGUNDO CICLO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. | Raimundo dos Santos Furtado; Rayla Lima de Souza; Julia Maria dos Santos Delgado Pereira Silva; Antonio Carlos Santana. | Valério Noleto de Morais (Preceptor); João Alberto Santos Porto (Orientador). |
6 | A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE TERMODINÂMICA COMO ATIVIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: Relato de experiências do programa residência pedagógica | Rebeca Geovana Diniz Morais; Railane dos Santos de Sousa; Laine Elen Oliveira Morais; Rose Lorrane Borges Lima. | Paulo César Silva Furtado (Preceptor); João Alberto Santos Porto (Orientador). |
História/CESC
Item | Titulo do Trabalho | Autores | Orientadores |
7 | AS EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS NO ENSINO DE HISTÓRIA REMOTO NA U.I.M ANTÔNIO EDSON RODRIGUES, EM CAXIAS-MA. | Ana Carolina da Conceição Silva; Maykon Albuquerque Lacerda. | Maria Raimunda Belchior dos Santos (Preceptora); Reinaldo dos Santos Barroso Júnior (Orientador). |
8 | APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UM TRAJETO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO EDUCATIVO DA REDE BÁSICA DE ENSINO NA CIDADE DE CAXIAS – MA | Ana Caroline da Silva Magalhães; Jesus Hellen Leal Conceição; Tamara Fernanda Mendes da Silva. | Maria Raimunda Belchior dos Santos (Preceptora); Reinaldo dos Santos Barroso Júnior (Orientador). |
9 | A REGÊNCIA COMPARTILHADA NO ENSINO REMOTO DE HISTÓRIA: PRÁTICAS, DILEMAS E POSSIBILIDADES NO PRP | Ellyson Eduardo dos Santos Roque; Mikaely da Costa Moura. | Maria Raimunda Belchior dos Santos (Preceptora); Reinaldo dos Santos Barroso Júnior (Orientador). |
10 | NARRATIVAS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM AMBIENTE VIRTUAL E OS DESAFIOS, E APRENDIZAGENS PARA ALÉM DESSE ESPAÇO | Amanda Cristina Almeida Ramos Correia; Maria Vanuzia Pereira da Silva. | Maria Raimunda Belchior dos Santos (Preceptora); Reinaldo dos Santos Barroso Júnior (Orientador). |
11 | RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA CENTRO DE ENSINO THALES RIBEIRO GONÇALVES E SUAS PERCEPÇÕES NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | Lailson Araújo da Silva. | Antônio José dos Santos (Preceptor); Reinaldo dos Santos Barroso (Orientador). |
12 | A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO PANDÊMICO: Os desafios observados a partir do Residência Pedagógica. | Andressa Fernanda Teixeira da Silva; Daniele dos Santos Mota. | Antônio José dos Santos (Preceptor); Reinaldo dos Santos Barroso (Orientador). |
13 | A EXPERIÊNCIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS PANDÊMICOS: Considerações sobre o ensino remoto | Ruan David Santos Almeida. | Cícero Veloso de Araújo (Preceptor); Eloy Barbosa de Abreu (Orientador). |
14 | MEMÓRIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | Elinete Carvalho Linhares. | Antonio José dos Santos (Preceptor); Eloy Barbosa de Abreu (Orientador); Reinaldo dos Santos Barroso Junior (Orientador). |
15 | OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA TRANSIÇÃO DO ENSINO DO REMOTO AO HÍBRIDO: VIVENCIANDO A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | Edinaldo da Silva Lima Júnior; Everlly Silva Bezerra de Lima; Delfina Rafaela Vieira Brito. | Antonio José dos Santos (Preceptor); Eloy Barbosa de Abreu (Orientador); Reinaldo dos Santos Barroso Junior (Orientador). |
16 | VIVÊNCIAS NA SALA DE AULA POR MEIO DE PLATAFORMAS DIGITAIS ENQUANTO FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | Lucas Silva do Nascimento; Patrícia Araújo de Oliveira. | Antônio José dos Santos (Preceptor); Cícero Veloso de Araújo (Preceptor); Eloy Barbosa Abreu (Orientador); Reinaldo Barroso dos Santos Junior (Orientador). |
17 | DESAFIOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS PANDÊMICOS: PERSPECTIVAS E ANÁLISES A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE CAXIAS-MA. | Kecianny Araujo Santos; Matheus Wilson Silva dos Santos; Taylon Jefferson da Silva Machado. | Eloy Barbosa de Abreu (Orientador). |
Pedagogia/CESC
Item | Titulo do Trabalho | Autores | Orientadores |
18 | FORMAÇÃO INICIAL E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Constituindo o ser professor | Maria Francisca Pereira da Silva Castro; Joselia Borges Medeiros; Geovana Cristina Sousa Lima; Maria Beatriz Brito Noronha. | Maria Helena do Nascimento Pádua Sousa (Preceptora); Elizangela Fernandes Martins (Orientadora). |
19 | SABERES DOCENTES: Relatos de experiências propiciadas pelo Programa Residência Pedagógica no ensino remoto | Joselma de Sousa Santos; Andressa Veneranda da Silva; Francisca Emilli Silva Freire. | Elvani Coutinho Beleza da Silva (Preceptora); Elizangela Fernandes Martins (Orientadora). |
20 | OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: Relatando a experiência do Residência Pedagógica de 1° ao 5° ano. | Ana Paula Silva Costa; Camila da Silva Costa; Francisca Delma da Silva Costa; Sandra Bandeira Galvão. | Elvani Coutinho Beleza da Silva (Preceptora); Elizangela Fernandes Martins (Orientadora). |
21 | A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA REVELANDO OS SABERES DOCENTE: Os desafios da formação inicial no período pandêmico. | Gilmara Sousa Mendes; Aldeane Borba Conceição Alves; Maria Alice dos Santos; Nayra dos Santos Melo. | Profa. Conceilde de Sousa (Preceptora); Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins (Orientadora); |
22 | A FORMAÇÃO INICIAL DURANTE A PANDEMIA: Contribuições da Residência Pedagógica | Francisco Valdenilson da Silva Vieira; Marcia Dutra da Silva; Ramonielly Silva Rios. | Profa. Conceilde de Sousa (Preceptora); Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins (Orientadora); |
23 | A PRODUÇÃO DA DOCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | Tancredo Silva Ferreira; Raynara Rejane Silva Rocha Cavalante; Emanuely Milena Alves Nunes Pinheiro; João Batista Viveiros Cardoso. | Conceilde de Sousa (Preceptora); Elizangela Fernandes Martins (Orientadora). |
24 | PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Relato de experiência em três escolas da rede municipal de Caxias-Ma. | Conceilde de Sousa; Elvani Coutinho; Maria Helena do Nascimento Pádua Souza. | Elizangela Fernandes Martins (Orientadora). |
25 | OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: CONSTITUINDO O SER PROFESSOR POR MEIO DAS ATIVIDADES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | Alessandra Ramos da Conceição; Eronilde do Espirito Santos Ferreira; Lorenna Karine Martins Santos. | Profa. Conceilde de Sousa (Preceptora); Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins (Orientadora); |
26 | MOMENTOS E LEMBRANÇAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAS | Brenda Suyane Mota Ribeiro; Marcos Ruan de Almada Silva. | Antônio José dos Santos (Preceptor); Cícero Veloso de Araújo (Preceptor); Eloy Barbosa de Abreu (Orientador). |
Letras/CESB
Item | Titulo do Trabalho | Autores | Orientadores |
27 | A ARTE LITERÁRIA COMO PRÁTICA DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. | Matheus de Jesus Fernandes | Janny Quixaba Gomes Silva (Preceptora); Maria de Fátima Santos Ferreira (Orientadora). |
28 | DOCÊNCIA COMPARTILHADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: Uma perspectiva do Residência Pedagógica. | Alice Vidal da Silva; Camila da Silva Lima Idelfonso; Elaine Vasconcelos Silva; Ionara Linhares Cavalcante; | Luana Maria de Sousa (Preceptora); Maria de Fátima Santos Ferreira (Orientadora). |
29 | OS REFLEXOS DA SAÚDE EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA | Louhana da Silva Lima Idelfonso; Maria Milca Frazão. | Regina Cláudia Brandão (Preceptora); Maria de Fátima Santos Ferreira (Orientadora). |
30 | RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Desafios e contribuições em tempos de pandemia nas aulas de língua portuguesa. | Erika Vanessa Melo Barroso; João Batista Marter Pinheiro; Thays Rayane Alves Costa; Vanderly Silva Braga. | Luana Maria de Sousa (Preceptora); Maria de Fátima Santos Ferreira (Orientadora). |
31 | A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS DURANTE AS AULAS REMOTAS NA UNIDADE DE ENSINO FUNDAMENTAL PREFEITO JOSÉ VIEIRA LINS | Ana Karoliny Silva Gama; Danielle Beserra Santos; Dayse Chaves Pereira. | Regina Cláudia Silva Brandã (Preceptora); Maria de Fátima Santos Ferreira (Orientadora). |
32 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: MOMENTO MOTIVACIONAL NA SALA DE AULA UTILIZADO COMO RECURSO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA SOB UMA PERSPECTIVA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. | Mayara Viana de Oliveira; Gisele Porto Santos; Guilherme Lima Sousa Marcelino; Mariana dos Santos Silva. | Janny Gomes Quixaba Silva (Preceptora); Maria de Fátima Santos Ferreira (Orientadora). |
33 | DIFICULDADES DO ENSINO DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: Um relado de experiência das residentes da escola U.E.F Frei Solano em Bacabal-Ma. | Mírian Carina Gomes de Sousa; Giullianna Bonelle Soares Silva. | Janny Gomes Quixaba Silva (Preceptora); Maria de Fátima Santos Ferreira (Orientadora). |
Matemática/CESBA
Item | Titulo do Trabalho | Autores | Orientadores |
34 | RELATO DE EXPERIÊNCIAS: Uma reflexão fundada nas vivências formativas no Programa Residência Pedagógica. | Aline dos Santos Silva; Pâmela Lorrane Nunes; Patrícia Hellen Vargas de Castro; Vera Lúcia Lopes dos Santos. | Ledson Rodrigues de Oliveira (Preceptor); Lusitonia da Silva Leite (Orientadora). |
35 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: Dificuldades de funcionamento da escolaem relação ao ensino e aprendizagem durante a pandemia de Covid-19 | Leandro de Oliveira Abreu; Roniel de Sousa Almeida; Theylon da Silva Costa. | Ledson Rodrigues de Oliveira (Preceptor); Lusitonia da Silva Leite (Orientadora). |
36 | CONTRIBUIÇÕES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA | Amanda Campelo da Silva; Cláudia Bezerra dos Santos; Laís Conceição Mota e Rubens Brito de Sousa. | Daniela Maranhão Medeiros (Preceptora); Lusitonia da Silva Leite (Orientadora). |
Química/CECEN
Item | Titulo do Trabalho | Autores | Orientadores |
37 | EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA COM USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUIMICA: Sequência didática, termoquímica e protagonismo. | Alany Jéssica Belfort Siqueira; Byanca de Lima Campos; Eliana da Silva de Araújo. | José Cristovão Ribeiro Alves (Preceptor); Prof. Msc. Alan Jhones da Silva Santos (Orientador); Prof. Msc. Maria José Fernandes Porto (Orientadora). |
38 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: Experimentação investigativa com materiais alternativos. | Tatiane de Freitas Gomes; Paloma Sampaio da Costa; Jeanderson Ferreira Silva. | José Cristovão Ribeiro Alves (Preceptor); Prof. Msc. Alan Jhones da Silva Santos (Orientador); Prof. Msc. Maria José Fernandes Porto (Orientadora). |
39 | JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA – Relato de experiência do residente. | Julya Franco Lima; Estela Mesquita Marques. | Profa Cintia Regina Gouveia Lira (Preceptora); Profa Dra Maria José Fernandes Porto (Orientadora); Prof. Me. Alan Jhones da Silva Santos (Orientador). |
40 | ENSINO DE QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: O uso de recursos digitais para a aprendizagem significativa dos alunos e melhoria da atividade docente | Beatriz Araujo Galvão; Cleison Nunes Marcineiro; Mirlene Pereira Vitorino; Pedro Lucas Mota Pinheiro; | Edwilson Rocha Andrade (Preceptor); Alan Jhonnes da Silva Santos (Orientador); Maria José Fernandes Porto (Orientadora). |
41 | A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA | Fernanda Ribeiro Amaral (Residente); Luana Alves Aprigio (Residente). | Cintia Regina Goveia Costa Lira (Preceptora); Alan Jhonnes da Silva Santos (Orientador); Maria José Fernandes Porto (Orientadora). |
42 | O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: Experiência do Residência Pedagógica com o bingo periódico. | Laís Thalyta Nunes Barbosa; Vitória da Silva Pereira. | Cintia Regina Goveia Costa Lira (Preceptora); Alan Jhonnes da Silva Santos (Orientador); Maria José Fernandes Porto (Orientadora). |
43 | ABORDAGEM CONCIENTIZADORA SOBRE AUTOMEDICAÇÃO PARA ALUNOS DA ESCOLA MENINO JESUS DE PRAGA EM SÃO LUÍS – MA | Camila Bianca Alvares da Costa; Lucas Gabriel Póvoas Silva; Raiene Lisboa Rocha. | Cintia Regina Goveia Costa Lira (Preceptora); Alan Jhonnes da Silva Santos (Orientador); Maria José Fernandes Porto (Orientadora). |