VII ENID 2024

ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

O VII Encontro de Iniciação à Docência – ENID, foi organizado pelas coordenações dos Programas de Residência Pedagógica (PIRP) e PIBID, vinculados à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e foi realizado entre dias 09 e 11 de abril de 2024. O evento trouxe nesta edição o tema FORMAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”. O ENID divulga as ações e as produções acadêmicas dos subprojetos das áreas envolvidas no Residência Pedagógica, de modo a promover a popularização dos resultados de bolsistas de Cursos de Licenciatura envolvidos.

A seguir, estão disponíveis todos os trabalhos apresentados no VII ENID no formato de slides narrados.

 

BIOLOGIA CESC
ITEM TÍTULO DO TRABALHO AUTORES ORIENTADOR(A) PRECEPTOR(A)
1 FASE DE REGÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Ana Beatriz, Emilia Andressa, Gabriela Cynkler, Francisca Mikaelle e Weslley Caldas Profa. Dra. Joseleide Teixeira Prof. Mauro Celso Rodrigues dos Santos
2 DA TEORIA À PRATICA: uma jornada da formação docente na Residência Pedagógica Cleisla Emanuelly Medeiros Rodrigues, Julia Andressa Souza Costa, Jefferson Pedro Sousa Magalhães, Maria José Eduarda Medeiros Silva, Naira de Oliveira Damansceno e Nayarte Ferreira da Silva Carvalho Profa. Dra. Joseleide Teixeira Profa. Elizete Ribeiro Castro
3 APRENDENDO A SER PROFESSOR DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA: relato de experiência da Residência Pedagógica Lidiane Sousa da Costa, Micaele Brito da Costa, Geovana Thaís Ribeiro Cruz, Camila Medeiros Matos, Gracijane Oliveira Galvão, Vacesa Maria Alves de Amorim Coutinho, Joseleide Teixeira Câmara Profa. Dra. Joseleide Teixeira Profa. Vaseca Maria Alvez de Amorim Coutinho

 

FÍSICA CESC
ITEM TÍTULO DO TRABALHO AUTORES ORIENTADOR(A) PRECEPTOR(A)
4 A VOZ DO CONHECIMENTO: uso de Podcasts como metodologia ativa no Ensino de Física Nadia Nunes, Emily Bianca Damasceno, Vanderson Cruz, Tamara Nascimento, Andreia Tamires Alvez, Maria Luiza Menezes Prof. Dr. Ediomar Costa Serra Prof. Moises Silva Mota
5 INTEGRAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: uma análise a partir das experiências e perspectivas dos residentes no ensino de física Regis Erberth de Almeida Cardoso Prof. Dr. Ediomar Costa Serra Prof. Francisco Santos
6 RELATO DO EXPERIÊNCIA: Residência Pedagógica e a adaptação de metodologias no contexto do novo ensino médio Maria Fernanda Fernandes Lima, Marcos Vinicuis Maciel Sampai, João Victor Silva Oliveira, Bianka dos Santos Brito, Luziane da Silva Moarais Sheislany Vasconcelos da Silva Prof. Dr. Ediomar Costa Serra Prof. Rafael Coelho Gomes

 

HISTÓRIA CESC
ITEM TÍTULO DO TRABALHO AUTORES ORIENTADOR(A) PRECEPTOR(A)
7 CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO: utilização de metodologias ativas de aprendizagem na Escola Inácio Passarinho no âmbito do Programa Residência Pedagógica Igênia Moraes Silva Gomes Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu Prof. Cicero Veloso Araújo
8 PALAVRAS QUE TRANSFORMAM: experiências do Programa Residência Pedagógica sobre o impacto dos livros e da literatura na Escola Lohanna Beatriz Alves Mesquita Prof. Me. Reinaldo Barroso Jr Profa Myrian Lopes de Freitas Lustosa Frota
9 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: desafios e vivências da iniciação à docência em História Francisco das Chagas Oliveira de Sousa Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu Prof. Cicero Veloso Araújo
10 ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO: o estudo e o reconhecimento da contribuição dos povos africanos no processo de formação identitária do povo brasileiro Laiane Caroline e Sâmia Lima Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu e Prof. Me. Reinaldo Barroso Jr Prof. Valdonio Rocha
11 TRILHANDO DESAFIOS: experiências e dificuldades no estágio da Escola Inácio Passarinho Francisca Kelly, Neurilaine Nazaré e Maria Hellena Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu Prof. Cicero Veloso Araújo
12 OS PÉS NO CHÃO DA ESCOLA REAL: desafios e possibilidades encontrados na prática docente dentro do Novo Ensino Médio no Centro de Ensino César Marques em Caxias (MA) Daniely Sanny Nascimento Sousa; Livia Suelem da Silva Oliveira; Marianny Costa Cruz; Naiara da Silva Nascimento Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu e Prof. Me. Reinaldo Barroso Jr Prof. Valdonio Rocha
13 O USO DA “FICHA DE ANÁLISE” COMO RECURSO NA UTILIZAÇÃO DE FILMES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO CE INÁCIO PASSARINHO Pâmela Queres Bezerra Prof. Me. Reinaldo Barroso Jr Prof. Cicero Veloso Araújo
14 PROMOVENDO A CIDADANIA: estratégias para construir um ambiente escolar democrático e inclusivo Iure Moraes Silva Gomes Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu Profa Myrian Lopes de Freitas Lustosa Frota
15 METODOLOGIAS ATIVAS: aplicação da sala de aula invertida e pedagogia de projetos em turmas Gloria Maria Rodrigues Sousa e Luziane Damascena Assunção Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu Profa Myrian Lopes de Freitas Lustosa Frota
16 INICIAÇÃO DOCENTE AO ENSINO DE HISTÓRIA E AS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELA FALTA DO LIVRO DIDÁTICO DURANTE O PERÍODO DE REGÊNCIA Julia Karoline Silva dos Santos, Myrian Lopes de Freitas Lustosa Frota, Eloy Barbosa de Abreu Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu Profa Myrian Lopes de Freitas Lustosa Frota

 

HISTÓRIA CECEN
ITEM TÍTULO DO TRABALHO AUTORES ORIENTADOR(A) PRECEPTOR(A)
17 EXPLORANDO DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES E DECOLONIAIS ENTRE A HISTÓRIA E A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: um relato de experiência sobre o fortalecimento da Consciência Negra no âmbito escolar Anne Louise Wolff Neves, Nayra Lorranne Alves de Maria, Lucy Mary de Jesus Pereira, Sandra Regina Rodrigues dos Santos. Profa. Dra. Sandra Regina Rodrigues dos Santos Profa. Lucy Mary de Jesus Pereira
18 VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NO CENTRO EDUCA MAIS PAULO VI: um relato de experiências sobre o Novo Ensino Médio Matheus Costa Miranda; Ana Beatriz Sousa Chagas; Maria Clara Coelho Martins; Filipe Nunes Chaves Campos; Carlos Daniel Dias Lisboa; Fernanda Rosete Lopes Silva; Sandra Regina Rodrigues dos Santos Profa. Dra. Sandra Regina Rodrigues dos Santos Profa. Fernanda Rosete Lopes Silva
19 “HISTÓRIAS QUE OS LIVROS NÃO CONTAM”: relatando o processo de planejamento da eletiva de base Airton Lopes Soares, Ivanilson da Silva Meireles, Kaique Pinho da Silva, Lharyssa Thayanne Pereira da Silva, Maria Eduarda Gaspar da Silva e Ruan Matheus Martins Costa Profa. Dra. Sandra Regina Rodrigues dos Santos Profa. Marilde Rego Dourado

 

LETRAS CESB
ITEM TÍTULO DO TRABALHO AUTORES ORIENTADOR(A) PRECEPTOR(A)
20 A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE:  U.E.F. José Vieira Lins Jaqueline da Silva dos Santos Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira Profa. Regina Claudia Silva Brandão
21 VIVÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: relato de experiência Clemilton Silva Lopes Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira Profa. Luciana Schmidt
22 PASSA BOLA POÉTICA: uma viagem musical através dos poemas Angélica Soares Silva Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira Profa. Luciana Schmidt
23 A LITERATURA REPRESENTATIVA DE O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO COMO FATOR DE IDENTIFICAÇÃO DO LEITOR JUVENIL Ana Caroline Silva Marques Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira Profa. Regina Claudia Silva Brandão
24 AS INFLUÊNCIAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CENÁRIO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO Cinthia de Fátima Lima Dias Rodrigues Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira Profa. Regina Claudia Silva Brandão
25 CONHECENDO A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA POR MEIO DA JORNADA PEDAGÓGICA: Relato de experiência Maria de Fátima Fonseca Barboza Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira Profa. Luciana Schmidt
26 VIVÊNCIAS E SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS NO ENSINO DE LITERATURA NO CONTEXTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS SOB A PERSPECTIVA DA BNCC NA UNIDADE DE ENSINO FREIO SOLANO Maria das Neves Almeida Pereira Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira Profa. Luciana Schmidt
27 RELATO DE EXPERIÊNCIA: conhecendo os desafios do professor na prática Rayra Bianca de Sousa Amorim Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira Profa. Luciana Schmidt
28 A PRÁTICA DA LEITURA PARA ALÉM DA DECODIFICAÇÃO DE PALAVRAS Marcos Vinicius Gomes Lobo Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira Profa. Janny Gomes Quixaba Silva
29 OS DESAFIOS DE LECIONAR MEDIANTE A REALIDADE ESCOLAR E DEMAIS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM SALA DE AULA Adriele Oliveira de Sousa Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira Profa. Janny Gomes Quixaba Silva

 

MATEMÁTICA CESC
ITEM TÍTULO DO TRABALHO AUTORES ORIENTADOR(A) PRECEPTOR(A)
33 RELATO DE EXPERIÊNCIA: o uso de geogebra no estudo de funções de 1º e 2º grau no ensino médio Abimael dos Santos Rodrigues, Felipe Morais Lima, Michely Lima dos Santos, Natanael da Silva Costa Profa Dra Celina Amelia Prof. José Augusto Alves

 

MATEMÁTICA CECEN
ITEM TÍTULO DO TRABALHO AUTORES ORIENTADOR(A) PRECEPTOR(A)
34 O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA: um relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica Wandersat da Silva Cruz, Joseilson Roxo da Silva, Luan Felipe Mendes Soares, Francisco Elpídio Aguiar de Sousa, Mauro Guterres Barbosa Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa Prof. Francisco Elpidio Aguiar de Sousa
35 UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM POTÊNCIA COM O RECURSO DIDÁTICO DO JOGO PARA O ENSINO MÉDIO Syliman Lyandra Lima Coqueiro, Francisco Elpídio Aguiar de Sousa, Mauro Guterres Barbosa Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa Prof. Francisco Elpidio Aguiar de Sousa
36 O JOGO RPG NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS: reflexões sobre uma proposta pedagógica para o ensino médio Renata Gomes de Oliveira; Rodrigo Jorge Paixão Pinheiro Mendes, Alessandro Magno Silva e Silva, Mauro Guterres Barbosa Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa Prof. Alessandro Magno Silva e Silva
37 UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM O USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POTENCIAÇÃO PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Laine Silva Ramos, Alessandro Magno Silva e Silva, Mauro Guterres Barbosa Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa Prof. Alessandro Magno Silva e Silva
38 O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: um relato de experiência de bolsistas do Programa de Residência Pedagógica Lycaena Emmanuely L. Soares, Railson Jorge S. Rodrigues, Samires Oliveira Araújo, Valderlândio de Araújo Pontes, Mauro Guterres Barbosa Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa Prof. Valderlândio de Araújo Pontes
39 UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA COM O USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO MÉDIO Igor Costa Cutrim, Felipe Marques dos Santos Costa, Mauro Guterres Barbosa, Valderlândio de Araújo Pontes Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa Prof. Valderlândio de Araújo Pontes
40 O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: Relato de Experiência Mayrane Feitosa de Oliveira, Alessandro Magno Silva e Silva, Mauro Guterres Barbosa Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa Prof. Alessandro Magno Silva e Silva
41 MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA: reflexões sobre o uso de materiais concretos durante o Programa de Residência Pedagógica Hendryl Daymyson Lima da Silva Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa Prof. Valderlândio de Araújo Pontes

 

PEDAGOGIA CECEN
ITEM TÍTULO DO TRABALHO AUTORES ORIENTADOR(A) PRECEPTOR(A)
42 RELATO DE EXPERIÊNCIA: reflexões e aprendizados a partir de práticas de intervenção nas séries iniciais do Ensino Fundamental Vanessa Alves, Vitoria Camille, Sthefany Abigail, Barbara Sousa e Natania Raquel Profa. Dra. Dolores Cristina Sousa Profa Nubia Matos
43 O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ATUANTE NO COMBATE AO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR Dulcyelen Nely de Jesus Lindoso Alves, Cristiani Maria Barbosa Barros, Karina dos Santos Brandão, Ricardo Araújo Nascimento e Viviane Rodrigues dos Santos Profa. Dra. Dolores Cristina Sousa Profa Joselinda Carvalho
44 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: um relato de experiência de iniciação à docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental na UEB Senador Miguel Lins Cristiane Silva Santos, Flavia Patricia Chaves Andrade, Francileide da Silva Lima, Gisele Mendes Lobo e Isterly Silva Profa. Dra. Dolores Cristina Sousa Profa Danubia Vasconcelos Santana

 

PEDAGOGIA CESC
ITEM TÍTULO DO TRABALHO AUTORES ORIENTADOR(A) PRECEPTOR(A)
45 RELATO DE EXPERIÊNCIA: O Residência Pedagógica na formação inicial em pedagogia Cynthia Francine de Pinho Lima Mascarenhas e Ligiane dos Santos Souza Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins Profa. Sheila M. dos Prazeres Lima
46 A FORMAÇÃO DOCENTE: vivências, experiências e aprendizagens a partir do Programa Residência Pedagógica Ana Clara Lima Menezes, Joilma Macedo Silva e Nayane da Silva Pereira Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins Profa. Elvani Coutinho Beleza da Silva
47 CONTRIBUIÇÕES DO PRP NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO GRADUANDO EM FORMAÇÃO INICIAL Conceilde Sousa, Elvani Coutinho Beleza da Silva e Sheila M. dos Prazeres Lima Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins Profa. Conceilde Sousa, Profa. Elvani Coutinho Beleza da Silva e Profa. Sheila M. dos Prazeres Lima
48 A IMPORTÂNCIA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE Karen Danielly Morais Perseguin, Juciane de Sousa Silva e Michelle dos Santos Martins Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins Profa. Conceilde Sousa
49 RELATO DE EXPERIÊNCIA: a influência do Programa Residência Pedagógica para a construção da identidade docente Tamara Cristina Borba Gomes Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins Profa. Sheila M. dos Prazeres Lima
50 RELATOS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA COSTA SOBRINHO: experiências que formam Carliane Santos, Leticia Maely e Leticia Hellen Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins Profa. Conceilde Sousa

 

QUÍMICA CECEN
ITEM TÍTULO DO TRABALHO AUTORES ORIENTADOR(A) PRECEPTOR(A)
51 A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: dentro da realidade do ensino médio da rede púbica Amanda R. da Silva, Roberto R. L. Santos, Keliane P. Silva, Vinicius G. A. Martins, Joady S. Ferreira, Sayonara S. Gonçalves Profa. Dra. Maria José Fernandes Porto e Prof. Allan Jhones da Silva Santos Prof José Cristovão Ribeiro Alves
52 INTEGRAÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO ENSINO DE QUÍMICA: uma abordagem CTSA para a educação sustentável Leandro Santana, Lesley Sales, Danilo Pereira, Theresa Santos, Paulo Costa, Ewerton Costa Profa. Dra. Maria José Fernandes Porto e Prof. Allan Jhones da Silva Santos Profa Cintia Gouveia
53 INOVANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O USO DE RESURSOS TECNOLÓGICOS NO COMPONENTE CURRUCULAR DE QÚIMICA: relato de experiência Wendel Teixeira, Jhaime Fabíola, Gustavo Henrique, Alice Natalia, Marcus Vinicius Profa. Dra. Maria José Fernandes Porto e Prof. Allan Jhones da Silva Santos Prof Silvio Raimundo