VII ENID 2024
ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
O VII Encontro de Iniciação à Docência – ENID, foi organizado pelas coordenações dos Programas de Residência Pedagógica (PIRP) e PIBID, vinculados à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e foi realizado entre dias 09 e 11 de abril de 2024. O evento trouxe nesta edição o tema “FORMAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”. O ENID divulga as ações e as produções acadêmicas dos subprojetos das áreas envolvidas no Residência Pedagógica, de modo a promover a popularização dos resultados de bolsistas de Cursos de Licenciatura envolvidos.
A seguir, estão disponíveis todos os trabalhos apresentados no VII ENID no formato de slides narrados.
BIOLOGIA CESC | ||||
ITEM | TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES | ORIENTADOR(A) | PRECEPTOR(A) |
1 | FASE DE REGÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | Ana Beatriz, Emilia Andressa, Gabriela Cynkler, Francisca Mikaelle e Weslley Caldas | Profa. Dra. Joseleide Teixeira | Prof. Mauro Celso Rodrigues dos Santos |
2 | DA TEORIA À PRATICA: uma jornada da formação docente na Residência Pedagógica | Cleisla Emanuelly Medeiros Rodrigues, Julia Andressa Souza Costa, Jefferson Pedro Sousa Magalhães, Maria José Eduarda Medeiros Silva, Naira de Oliveira Damansceno e Nayarte Ferreira da Silva Carvalho | Profa. Dra. Joseleide Teixeira | Profa. Elizete Ribeiro Castro |
3 | APRENDENDO A SER PROFESSOR DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA: relato de experiência da Residência Pedagógica | Lidiane Sousa da Costa, Micaele Brito da Costa, Geovana Thaís Ribeiro Cruz, Camila Medeiros Matos, Gracijane Oliveira Galvão, Vacesa Maria Alves de Amorim Coutinho, Joseleide Teixeira Câmara | Profa. Dra. Joseleide Teixeira | Profa. Vaseca Maria Alvez de Amorim Coutinho |
FÍSICA CESC | ||||
ITEM | TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES | ORIENTADOR(A) | PRECEPTOR(A) |
4 | A VOZ DO CONHECIMENTO: uso de Podcasts como metodologia ativa no Ensino de Física | Nadia Nunes, Emily Bianca Damasceno, Vanderson Cruz, Tamara Nascimento, Andreia Tamires Alvez, Maria Luiza Menezes | Prof. Dr. Ediomar Costa Serra | Prof. Moises Silva Mota |
5 | INTEGRAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: uma análise a partir das experiências e perspectivas dos residentes no ensino de física | Regis Erberth de Almeida Cardoso | Prof. Dr. Ediomar Costa Serra | Prof. Francisco Santos |
6 | RELATO DO EXPERIÊNCIA: Residência Pedagógica e a adaptação de metodologias no contexto do novo ensino médio | Maria Fernanda Fernandes Lima, Marcos Vinicuis Maciel Sampai, João Victor Silva Oliveira, Bianka dos Santos Brito, Luziane da Silva Moarais Sheislany Vasconcelos da Silva | Prof. Dr. Ediomar Costa Serra | Prof. Rafael Coelho Gomes |
HISTÓRIA CESC | ||||
ITEM | TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES | ORIENTADOR(A) | PRECEPTOR(A) |
7 | CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO: utilização de metodologias ativas de aprendizagem na Escola Inácio Passarinho no âmbito do Programa Residência Pedagógica | Igênia Moraes Silva Gomes | Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu | Prof. Cicero Veloso Araújo |
8 | PALAVRAS QUE TRANSFORMAM: experiências do Programa Residência Pedagógica sobre o impacto dos livros e da literatura na Escola | Lohanna Beatriz Alves Mesquita | Prof. Me. Reinaldo Barroso Jr | Profa Myrian Lopes de Freitas Lustosa Frota |
9 | RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: desafios e vivências da iniciação à docência em História | Francisco das Chagas Oliveira de Sousa | Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu | Prof. Cicero Veloso Araújo |
10 | ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO: o estudo e o reconhecimento da contribuição dos povos africanos no processo de formação identitária do povo brasileiro | Laiane Caroline e Sâmia Lima | Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu e Prof. Me. Reinaldo Barroso Jr | Prof. Valdonio Rocha |
11 | TRILHANDO DESAFIOS: experiências e dificuldades no estágio da Escola Inácio Passarinho | Francisca Kelly, Neurilaine Nazaré e Maria Hellena | Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu | Prof. Cicero Veloso Araújo |
12 | OS PÉS NO CHÃO DA ESCOLA REAL: desafios e possibilidades encontrados na prática docente dentro do Novo Ensino Médio no Centro de Ensino César Marques em Caxias (MA) | Daniely Sanny Nascimento Sousa; Livia Suelem da Silva Oliveira; Marianny Costa Cruz; Naiara da Silva Nascimento | Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu e Prof. Me. Reinaldo Barroso Jr | Prof. Valdonio Rocha |
13 | O USO DA “FICHA DE ANÁLISE” COMO RECURSO NA UTILIZAÇÃO DE FILMES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO CE INÁCIO PASSARINHO | Pâmela Queres Bezerra | Prof. Me. Reinaldo Barroso Jr | Prof. Cicero Veloso Araújo |
14 | PROMOVENDO A CIDADANIA: estratégias para construir um ambiente escolar democrático e inclusivo | Iure Moraes Silva Gomes | Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu | Profa Myrian Lopes de Freitas Lustosa Frota |
15 | METODOLOGIAS ATIVAS: aplicação da sala de aula invertida e pedagogia de projetos em turmas | Gloria Maria Rodrigues Sousa e Luziane Damascena Assunção | Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu | Profa Myrian Lopes de Freitas Lustosa Frota |
16 | INICIAÇÃO DOCENTE AO ENSINO DE HISTÓRIA E AS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELA FALTA DO LIVRO DIDÁTICO DURANTE O PERÍODO DE REGÊNCIA | Julia Karoline Silva dos Santos, Myrian Lopes de Freitas Lustosa Frota, Eloy Barbosa de Abreu | Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu | Profa Myrian Lopes de Freitas Lustosa Frota |
HISTÓRIA CECEN | ||||
ITEM | TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES | ORIENTADOR(A) | PRECEPTOR(A) |
17 | EXPLORANDO DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES E DECOLONIAIS ENTRE A HISTÓRIA E A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: um relato de experiência sobre o fortalecimento da Consciência Negra no âmbito escolar | Anne Louise Wolff Neves, Nayra Lorranne Alves de Maria, Lucy Mary de Jesus Pereira, Sandra Regina Rodrigues dos Santos. | Profa. Dra. Sandra Regina Rodrigues dos Santos | Profa. Lucy Mary de Jesus Pereira |
18 | VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NO CENTRO EDUCA MAIS PAULO VI: um relato de experiências sobre o Novo Ensino Médio | Matheus Costa Miranda; Ana Beatriz Sousa Chagas; Maria Clara Coelho Martins; Filipe Nunes Chaves Campos; Carlos Daniel Dias Lisboa; Fernanda Rosete Lopes Silva; Sandra Regina Rodrigues dos Santos | Profa. Dra. Sandra Regina Rodrigues dos Santos | Profa. Fernanda Rosete Lopes Silva |
19 | “HISTÓRIAS QUE OS LIVROS NÃO CONTAM”: relatando o processo de planejamento da eletiva de base | Airton Lopes Soares, Ivanilson da Silva Meireles, Kaique Pinho da Silva, Lharyssa Thayanne Pereira da Silva, Maria Eduarda Gaspar da Silva e Ruan Matheus Martins Costa | Profa. Dra. Sandra Regina Rodrigues dos Santos | Profa. Marilde Rego Dourado |
LETRAS CESB | ||||
ITEM | TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES | ORIENTADOR(A) | PRECEPTOR(A) |
20 | A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE: U.E.F. José Vieira Lins | Jaqueline da Silva dos Santos | Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira | Profa. Regina Claudia Silva Brandão |
21 | VIVÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: relato de experiência | Clemilton Silva Lopes | Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira | Profa. Luciana Schmidt |
22 | PASSA BOLA POÉTICA: uma viagem musical através dos poemas | Angélica Soares Silva | Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira | Profa. Luciana Schmidt |
23 | A LITERATURA REPRESENTATIVA DE O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO COMO FATOR DE IDENTIFICAÇÃO DO LEITOR JUVENIL | Ana Caroline Silva Marques | Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira | Profa. Regina Claudia Silva Brandão |
24 | AS INFLUÊNCIAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CENÁRIO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO | Cinthia de Fátima Lima Dias Rodrigues | Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira | Profa. Regina Claudia Silva Brandão |
25 | CONHECENDO A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA POR MEIO DA JORNADA PEDAGÓGICA: Relato de experiência | Maria de Fátima Fonseca Barboza | Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira | Profa. Luciana Schmidt |
26 | VIVÊNCIAS E SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS NO ENSINO DE LITERATURA NO CONTEXTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS SOB A PERSPECTIVA DA BNCC NA UNIDADE DE ENSINO FREIO SOLANO | Maria das Neves Almeida Pereira | Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira | Profa. Luciana Schmidt |
27 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: conhecendo os desafios do professor na prática | Rayra Bianca de Sousa Amorim | Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira | Profa. Luciana Schmidt |
28 | A PRÁTICA DA LEITURA PARA ALÉM DA DECODIFICAÇÃO DE PALAVRAS | Marcos Vinicius Gomes Lobo | Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira | Profa. Janny Gomes Quixaba Silva |
29 | OS DESAFIOS DE LECIONAR MEDIANTE A REALIDADE ESCOLAR E DEMAIS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM SALA DE AULA | Adriele Oliveira de Sousa | Profa. Dra. Maria de Fatima Santos Ferreira | Profa. Janny Gomes Quixaba Silva |
MATEMÁTICA CESC | ||||
ITEM | TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES | ORIENTADOR(A) | PRECEPTOR(A) |
33 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: o uso de geogebra no estudo de funções de 1º e 2º grau no ensino médio | Abimael dos Santos Rodrigues, Felipe Morais Lima, Michely Lima dos Santos, Natanael da Silva Costa | Profa Dra Celina Amelia | Prof. José Augusto Alves |
MATEMÁTICA CECEN | ||||
ITEM | TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES | ORIENTADOR(A) | PRECEPTOR(A) |
34 | O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA: um relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica | Wandersat da Silva Cruz, Joseilson Roxo da Silva, Luan Felipe Mendes Soares, Francisco Elpídio Aguiar de Sousa, Mauro Guterres Barbosa | Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa | Prof. Francisco Elpidio Aguiar de Sousa |
35 | UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM POTÊNCIA COM O RECURSO DIDÁTICO DO JOGO PARA O ENSINO MÉDIO | Syliman Lyandra Lima Coqueiro, Francisco Elpídio Aguiar de Sousa, Mauro Guterres Barbosa | Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa | Prof. Francisco Elpidio Aguiar de Sousa |
36 | O JOGO RPG NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS: reflexões sobre uma proposta pedagógica para o ensino médio | Renata Gomes de Oliveira; Rodrigo Jorge Paixão Pinheiro Mendes, Alessandro Magno Silva e Silva, Mauro Guterres Barbosa | Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa | Prof. Alessandro Magno Silva e Silva |
37 | UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM O USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POTENCIAÇÃO PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO | Laine Silva Ramos, Alessandro Magno Silva e Silva, Mauro Guterres Barbosa | Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa | Prof. Alessandro Magno Silva e Silva |
38 | O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: um relato de experiência de bolsistas do Programa de Residência Pedagógica | Lycaena Emmanuely L. Soares, Railson Jorge S. Rodrigues, Samires Oliveira Araújo, Valderlândio de Araújo Pontes, Mauro Guterres Barbosa | Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa | Prof. Valderlândio de Araújo Pontes |
39 | UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA COM O USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO MÉDIO | Igor Costa Cutrim, Felipe Marques dos Santos Costa, Mauro Guterres Barbosa, Valderlândio de Araújo Pontes | Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa | Prof. Valderlândio de Araújo Pontes |
40 | O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: Relato de Experiência | Mayrane Feitosa de Oliveira, Alessandro Magno Silva e Silva, Mauro Guterres Barbosa | Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa | Prof. Alessandro Magno Silva e Silva |
41 | MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA: reflexões sobre o uso de materiais concretos durante o Programa de Residência Pedagógica | Hendryl Daymyson Lima da Silva | Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa | Prof. Valderlândio de Araújo Pontes |
PEDAGOGIA CECEN | ||||
ITEM | TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES | ORIENTADOR(A) | PRECEPTOR(A) |
42 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: reflexões e aprendizados a partir de práticas de intervenção nas séries iniciais do Ensino Fundamental | Vanessa Alves, Vitoria Camille, Sthefany Abigail, Barbara Sousa e Natania Raquel | Profa. Dra. Dolores Cristina Sousa | Profa Nubia Matos |
43 | O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ATUANTE NO COMBATE AO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR | Dulcyelen Nely de Jesus Lindoso Alves, Cristiani Maria Barbosa Barros, Karina dos Santos Brandão, Ricardo Araújo Nascimento e Viviane Rodrigues dos Santos | Profa. Dra. Dolores Cristina Sousa | Profa Joselinda Carvalho |
44 | RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: um relato de experiência de iniciação à docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental na UEB Senador Miguel Lins | Cristiane Silva Santos, Flavia Patricia Chaves Andrade, Francileide da Silva Lima, Gisele Mendes Lobo e Isterly Silva | Profa. Dra. Dolores Cristina Sousa | Profa Danubia Vasconcelos Santana |
PEDAGOGIA CESC | ||||
ITEM | TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES | ORIENTADOR(A) | PRECEPTOR(A) |
45 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: O Residência Pedagógica na formação inicial em pedagogia | Cynthia Francine de Pinho Lima Mascarenhas e Ligiane dos Santos Souza | Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins | Profa. Sheila M. dos Prazeres Lima |
46 | A FORMAÇÃO DOCENTE: vivências, experiências e aprendizagens a partir do Programa Residência Pedagógica | Ana Clara Lima Menezes, Joilma Macedo Silva e Nayane da Silva Pereira | Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins | Profa. Elvani Coutinho Beleza da Silva |
47 | CONTRIBUIÇÕES DO PRP NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO GRADUANDO EM FORMAÇÃO INICIAL | Conceilde Sousa, Elvani Coutinho Beleza da Silva e Sheila M. dos Prazeres Lima | Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins | Profa. Conceilde Sousa, Profa. Elvani Coutinho Beleza da Silva e Profa. Sheila M. dos Prazeres Lima |
48 | A IMPORTÂNCIA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE | Karen Danielly Morais Perseguin, Juciane de Sousa Silva e Michelle dos Santos Martins | Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins | Profa. Conceilde Sousa |
49 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: a influência do Programa Residência Pedagógica para a construção da identidade docente | Tamara Cristina Borba Gomes | Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins | Profa. Sheila M. dos Prazeres Lima |
50 | RELATOS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA COSTA SOBRINHO: experiências que formam | Carliane Santos, Leticia Maely e Leticia Hellen | Profa. Dra. Elizangela Fernandes Martins | Profa. Conceilde Sousa |
QUÍMICA CECEN | ||||
ITEM | TÍTULO DO TRABALHO | AUTORES | ORIENTADOR(A) | PRECEPTOR(A) |
51 | A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: dentro da realidade do ensino médio da rede púbica | Amanda R. da Silva, Roberto R. L. Santos, Keliane P. Silva, Vinicius G. A. Martins, Joady S. Ferreira, Sayonara S. Gonçalves | Profa. Dra. Maria José Fernandes Porto e Prof. Allan Jhones da Silva Santos | Prof José Cristovão Ribeiro Alves |
52 | INTEGRAÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO ENSINO DE QUÍMICA: uma abordagem CTSA para a educação sustentável | Leandro Santana, Lesley Sales, Danilo Pereira, Theresa Santos, Paulo Costa, Ewerton Costa | Profa. Dra. Maria José Fernandes Porto e Prof. Allan Jhones da Silva Santos | Profa Cintia Gouveia |
53 | INOVANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O USO DE RESURSOS TECNOLÓGICOS NO COMPONENTE CURRUCULAR DE QÚIMICA: relato de experiência | Wendel Teixeira, Jhaime Fabíola, Gustavo Henrique, Alice Natalia, Marcus Vinicius | Profa. Dra. Maria José Fernandes Porto e Prof. Allan Jhones da Silva Santos | Prof Silvio Raimundo |